Seguidores, siga-os também... vale a pena

It's Really true!! Funciona mesmo!!

Curta! Enjoy it!
O mundo com olhar de criança...


Lembre-se de visitar os blogs parceiros e amigos, podendo acompanhá-los a partir deste blog, na seção abaixo dos posts.
Confira os vídeos!
Sinta-se à vontade!

Sua opinião é muito importante, por isso mesmo, comente!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Educação Musical no Cotidiano Escolar do professor Polivalente

ESTAREI MINISTRANDO O CURSO ABAIXO DESCRITO.

SERÁ NO CAMPUS RUDGE RAMOS DA UNIVERSIDADE METODISTA

INSCREVAM-SE!!!


Educação Musical no Cotidiano Escolar do professor Polivalente

“Música é a suprema Arte, paira sobre todas as artes” (Schopenhauer). Vislumbrando o Ser Humano como um ser complexo, torna-se imprescindível desenvolver lucidamente a Inteligência Musical para a conquista real do Ser-no-mundo. Faz-se necessário, na práxis docente, o conhecimento conceitual de música para, assim, evitar distorções no que concerne à prática musical no contexto escolar.

Objetivos Geral: Desenvolver a sensibilidade para se tornar mais perceptivo em relação à importância da Música, do Universo Sonoro e da Educação Sonora-Musical dentro de um contexto educacional que visa perceber o Ser globalmente.

Objetivos Específicos: compreender conceitos estruturais-musicais básicos; compreender as relações entre desenvolvimento infantil e o fazer-musical; perceber as diferentes paisagens sonoras; conhecer-se como artista; proporcionar situações de aprendizagem musicais-transdisciplinares; multiplicar a escuta sensível.

Conteúdo Programático

  • Conceitos Estruturais de Música (Básico): Som; Música; Altura, Duração, Intensidade,Timbre; Elementos Estruturais de Música: Melodia; Harmonia; Ritmo; Bibliografia Recomendada: MENEZES, Flo. A Acústica Musical em Palavras e Sons; LACERDA, O. Teoria Elementar da Música; MATOSO, Célia. Caderno de Aprendizagem Musical; BENNET, Roy. Elementos Básicos da Música.
  • Etapas do Desenvolvimento Infantil e Música. Bibliografia Recomendada: GALVÃO, I. Henry Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil; HOWARD, W. A Música e a Criança.
  • Paisagens Sonoras. Bibliografia Recomendada: Schaffer, M. O Ouvido Pensante.
  • Avaliação na música, avaliação em música; Repertório. Bibliografia Recomendada: BRASIL, MEC. PCN- Arte.

Obs.:Apreciação Musical permeará por todas as aulas

Público Alvo

Educadores (em sentido amplo), pedagogos e estudantes de pedagogia, e interessados.

Metodologia

Aulas Expositivas/Dialógicas/Dialéticas; Composição musical; Construção de instrumentos; Jogos de mãos e copos; Criação artística; Estudo do meio no Campus Rudge Ramos da UMESP.

Avaliação

Diagnóstica e processual, levando-se em consideração a participação, compromisso e assiduidade.

Professor responsável Yuri Muramatsu Steinhoff

Músico, Produtor, Compositor, Arranjador e Pedagogo. Músico com vasta experiência na Televisão (Rede Record e SBT), orquestras e big bands, além da experiência docente. Professor das Oficinas de Violão no Colégio Metodista. Ministra cursos de Formação de Professores (Educação Continuada) para a Prefeitura de Suzano – SP. Ministrou por consecutivas vezes o Curso de Produção Musical na UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). Foi Coordenador de Unidade do Centro Educacional Unificado (CEU) Boa Esperança, em São Mateus – SP, sendo responsável pela área de Big Band e Fanfarra. Ministra aulas de Educação Musical para Educação Básica em diversas instituições de ensino.

Carga Horária: 16horas

Dias: 21, 22, 23 e 24 julho de 2009

Horários: das 8h às 12h

Local: Campus Rudge Ramos

Valor: Duas ( 2 ) parcelas de R$ 125,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...