Uma visão sem ação não passa de um sonho...






Metodista ao quadrado!!!
Woow!!
Essa semana, além de ministrar o Curso de Formação de Professores em Suzano, o Colégio Metodista contratou-me!! Serei, em princípio, professor de oficina (no caso, oficinas de Violão Popular e Prática de Banda), e, a posteriore, quem sabe...
Bom Demais, terei, pelo menos, uns 100 alunos.
E a infraestrutura do colégio é excelente, o corpo docente nem se fale! Bom demais! As coordenadoras e a gestora, além de gente finíssimas, competentérrimas. GLÓRIA A DEUS!


Participei já de uma reunião de professores, e hoje (28/01) pela manhã, de uma reunião de pais.
Nesta última, a coordenação psicopedagógica do colégio passou um vídeo chamado "O Jogador de Estrelas", produzido e apresentado por Joel Arthur Barker, ou "the Paradigm Man".
Desenrola-se da seguinte forma: Um pensador, que toda manhã passeia pela praia antes de ir trabalhar, nota em dia específico que, ao longe, há uma pessoa ao que parece, dançando. Estranha tal ação e resolve aproximar-se aos poucos. Percebe então a tal pessoa, que estava supostamente "dançando", agachar-se, pegar uma estrela do mar na areia e arremesá-la, com cuidado, para o meio das ondas. E repetia este movimento. O pensador resolve então perguntar: "o que está fazendo?", tendo como resposta: "estou jogando as estrelas do mar de volta". O pensador então, ainda intrigado, reformula a pergunta: "mas porque fazes isto?", e a resposta: "simplesmente para devolvê-las ao mar, e o sol está muito forte, a areia está quente e seca, assim evito que elas ressequem e morram". O pensador então diz: "Mas pra quê continuar a fazer isso? Olha o tamanho da praia, quantas enseadas, e a enorme quantidade de estrelas! Com tudo isso, isso que você está fazendo não fará a menor diferença!" O homem, que ouvira atentamente ao pensador, agacha-se, pega uma estrela e lança-á ao mar, ao voltar ao pensador, diz: "Para essa estrela, houve diferença!". O pensador, confuso e sem saber o que falar, dá as costas ao homem que joga estrelas e vai para o trabalho, escrever. Porém, a cena e os ditos do homem não saíram de sua cabeça o dia inteiro, nem conseguindo dormir à noite. Então reflete e vê que mesmo tendo tanto conhecimento, em nada contribuira para fazer um mundo melhor, e sentiu-se envergonhado. No outro dia, ao amanhecer do dia, na sua caminhada diária pela praia, avista o mesmo homem repetindo os mesmos gestos. Desta vez, aproxima-se, agacha-se, pega uma estrela e cuidadosamente, lança-á ao mar, repetindo o gesto do rapaz. Então os dois passaram a manhã inteira repetindo esta ação, de jogar as estrelas de volta ao mar.

Cara, que doidera...

Muitas vezes achamos que nada podemos fazer e que não fazemos diferença nenhuma no mundo, mas esquecemo-nos que somos referência, mesmo que não desejemos isto, somos referência e modelo através de nossas ações.
Cara, a transformação só e somente se dá através do diálogo (se o pensador não dialogasse com o jogador de estrelas?) e da reflexão, "Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo" (Joel A. Barker).

Comentários

  1. Olá Yuri
    Estou aqui para lhe agradecer por haver incluído o blog da Oficina de Gerência na sua lista de blogs acompanhados.
    Sinto-me, antes de tudo, honrado porque sei que esta é uma escolha muito pessoal.
    Gostei muito do Pensar e Deixar Pensar. É um blog jovem, inteligente e antenado. Já passei a ser um dos seus "seguidores" e com muita alegria. Gostei mesmo.
    Espero que nos visitemos muitas vezes e possamos trocar comentários e experiências.
    Grande abraço e até breve.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Postagens mais visitadas