Seguidores, siga-os também... vale a pena

It's Really true!! Funciona mesmo!!

Curta! Enjoy it!
O mundo com olhar de criança...


Lembre-se de visitar os blogs parceiros e amigos, podendo acompanhá-los a partir deste blog, na seção abaixo dos posts.
Confira os vídeos!
Sinta-se à vontade!

Sua opinião é muito importante, por isso mesmo, comente!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rio será sede dos Mundiais da Juventude de 2011

Este é um texto de Giovanni Vescovi, enxadrista. Transcrevo-o aqui pois fiquei extremamente feliz em ver o nome de meu irmão citado no artigo! O nome dele é Igor Steinhoff (deixei em negrito), e foi um ótimo enxadrista, viajando o mundo competindo por este esporte e por este país. Lembro de minha mãe correndo atrás de patrocínio, e algumas vezes a prefeitura de SBCampo colaborou com despesas de viagens, mas patrocinador mesmo, só meu pai. Em um país que nenhum esporte é valorizado, com exceção do futebol -super valorizado - imaginem como se dava em relação ao xadrez na década de 90. Eu até tentei jogar, mas o talento ficou por conta de meu irmão mesmo. Enquanto eu ganhava uma partida aqui, outra ali, meu irmão ganhava um campeonato brasileiro aqui, um sulamericano ali, outro panamericano acolá! Eu desisti! E ele? Também. Hoje ele é engenheiro, da Nextel por sinal, formado pela POLI-USP, casado com a Mari, minha cunhada gente finíssima.

Deus é bom!


por Giovanni Vescovi, blogueiro do ESPN.com.br


Conforme informação do site da Confederação Brasileira de Xadrez, o Rio de Janeiro sediará os Campeonatos Mundiais de 08 a 18 anos em 2011. A decisão foi tomada por unanimidade no 80º Congresso da FIDE, realizado entre os dias 12 e 17 deste mês em Halkidiki, na Grécia.




Esta é mais uma importante conquista para o esporte brasileiro, e para o xadrez. Com os olhos da comunidade internacional voltados para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, a responsabilidade para os organizadores deste Mundial de 2011 é maior. Local de jogos, segurança, transporte, rede hoteleira e alimentação de primeira qualidade são a ordem do dia.



No entanto, esses são problemas materiais de fácil resolução (com o devido apoio financeiro, é claro). Minha preocupação maior é com a participação de nossos representantes e jovens talentos. Se por um lado é muito bom ter um Mundial realizado no Brasil, por outro lado todo esse esforço pode ser desperdiçado se não for feito um bom trabalho de base e de alto rendimento nesses dois anos.



Na década de 1990 o Brasil sediou vários Mundiais e Panamericanos, mas naquela época tínhamos atletas de alto nível e que eram favoritos nos Panamericanos e até mesmo em Mundiais. Basta lembrar alguns nomes como Tatiana Duarte, Roberto Watanabe, Rafael Leitão, Giovanni Vescovi, Igor Steinhoff, Tatiana Ratcu, Marina Ramos, Cássio Faria, Rodrigo Fernandez. Vale lembrar que o Rafael não venceu o Mundial sub 16 de 95 por pouco, e em 94 eu também deixei escapar o Mundial Juvenil (sub 20) e acabei ficando com o bronze. Hoje a realidade é diferente, e os grandes favoritos nos Panamericanos são os peruanos, venezuelanos, norte-americanos e argentinos. Se mal conseguimos uma ou outra medalha no Pan, no Mundial nossa participação é ainda mais modesta.



Para ilustrar melhor o pensamento, em 2006 estive na China como representante da equipe do resto do mundo no desafio contra a equipe chinesa masculina, que era a vice-campeã olímmpica. Na ocasião lembro que comentavam a possibilidade de a China sediar a Olimpíada de xadrez, e a resposta dos dirigentes foi: “Nós ainda não somos os melhores”. Embora haja um certo exagero nesta posição, mostra a preocupação em fazer um trabalho completo, como nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nós, brasileiros, somos mais flexíveis: nem tanto trabalho... mas nem tanta festa!

Um comentário:

  1. Olá, camarada. É realmente uma pena que o Igor tenha parado. Nós nos enfrentamos duas vezes.
    Certo que o Vescovi se lembre dele pois eram parceiros em muitos torneios no início dos 90.

    Abraços.
    Hugo Egidio Romão

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...