Seguidores, siga-os também... vale a pena

It's Really true!! Funciona mesmo!!

Curta! Enjoy it!
O mundo com olhar de criança...


Lembre-se de visitar os blogs parceiros e amigos, podendo acompanhá-los a partir deste blog, na seção abaixo dos posts.
Confira os vídeos!
Sinta-se à vontade!

Sua opinião é muito importante, por isso mesmo, comente!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Os novos direitos vêm da luta e da consciência dos oprimidos", afirma Enrique Dussel

por Adelson

O fundador do Movimento Filosofia da Libertação e professor da UNAME/México, Enrique Dussel, compareceu nesta terça-feira (17) a 1ª Semana de Educação em Direitos Humanos, realizada na Universidade Metodista de São Paulo. O professor falou sobre "Transmodernidade, Interculturalidade e Direitos Humanos".

"Na América Latina há grandes acontecimentos políticos, mas não há uma teoria que acompanha esses acontecimentos. É necessário produzir uma teoria e isso está sendo construído", afirmou Dussel.

O professor também disse que os Direitos Humanos vêm por meio de instituições políticas ligadas ao sistema de legitimação do poder. Essas instituições podem ser tanto materiais quanto fundamentais. "A legitimidade de um poder vem de três leis fundamentais: participação, simetria e razão".

Outro principio básico é do surgimento dos novos direitos. "Existem dois tipos de direito: o natural - que o ser humano já nasce com ele e o vigente - o qual a população instaurou. Os novos direitos vêm da luta e da consciência dos oprimidos com os direitos vigentes", explicou o filosofo.

Após a palestra Dussel participou de uma mesa-redonda sobre "Caminhos da Pesquisa em Filosofia, Educação e Ciências da Religião". Além dele estavam presentes os professores da Metodista, Jung Mo Sung e Danilo Di Manno de Almeida.


Em colaboração Ana Carlona Cassinelli, da Redação Multimídia (UMESP) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...