Seguidores, siga-os também... vale a pena

It's Really true!! Funciona mesmo!!

Curta! Enjoy it!
O mundo com olhar de criança...


Lembre-se de visitar os blogs parceiros e amigos, podendo acompanhá-los a partir deste blog, na seção abaixo dos posts.
Confira os vídeos!
Sinta-se à vontade!

Sua opinião é muito importante, por isso mesmo, comente!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Respeito se constrói...

Um povo que não se respeita como respeitará alguém?

Percebem como nosso dia é construído por desrespeitos?

Para atravessar uma rua, na faixa, somos desrespeitados. Ninguém "lembra" que a preferencial é do pedestre (quando não há semáforo). Para dirigirmos, somos desrespeitados, pois o pedestre insiste em atravessar a rua em qualquer lugar, menos na faixa, e observar o semáforo então, nem pensar. Aí quando pensa, enquanto pedestre, atravessar no momento em que o semáforo te favorece, lá vem o motorista tosco a fazer o quê? Ultrapassar o sinal vermelho.

E quando o trânsito pára... Começa a buzinaiada... Pensam que conseguem (além de irritar e incomodar o entorno, ou seja, desrespeitar) empurrar o carro da frente com um sinal irritantemente sonoro!

Sair do metrô, ou trem, sem esbarrar em ninguém, caso sério. Tem um adesivo enorme no chão escrito "ANTES DE ENTRAR NO TREM, ESPERE AS PESSOAS SAÍREM" (ou algo do gênero, mas que quer dizer isso aí), porém, nessa hora, lembro: brasileiro é alfabetizado, apenas, e desletrado totalmente. Não consegue entender o que aquilo quer dizer! Não entende nada, e de nada.

E aquelas pessoas que colocam seu celular para tocar pseudo-músicas dentro do ônibus lotado. Colocam aquela depravação no último volume. Porque? Não sabe ler o manual que deve dizer: use o fone de ouvido. Lembrando que, dentro dos coletivos, tem sempre um aviso: PROIBIDO O USO DE EQUIPAMENTOS SONOROS. Mas quem lê nem sabe o que significa PROIBIDO, imagine EQUIPAMENTOS SONOROS!
Na verdade, prefiro pensar que não sabe, assim a falta de respeito é um pouco atenuada.

Todos os dias temos nossos sentidos desrespeitados.

Vemos coisas absurdas na televisão, que denigrem a imagem humana e normalizam essa degradação. A violência como entretenimento. A desestrutura familiar e/ou psicológica como entretenimento e assunto de fofocas em programas de tosqueiras. Poluição visual exacerbada, sujeira, papel no chão e cocô de cachorro.

Ouvimos tantos absurdos que nem vem ao caso. Mas o que se ouve de pessoas que falam gritando, que falam qualquer coisa e de qualquer forma, sem polimento algum. Um desrespeito. Aqueles e aquelas que gritam ao celular! Pra quê celular então??? Dá pra ouvir sem o aparelho!! Gente mal criada que aprendeu a falar (quando fala) obrigado e por favor, ou mesmo com licença (que virou "cença") mas que não aprendeu a COMO falar estas preciosidades.

Desrespeito no cheiro fétido desta cidade, que desrespeita seus rios, córregos e tudo mais. Na poluição que rasga nosso íntimo.

Quanto desrespeito! À vida... como um todo.


E tudo começa onde? No lar!! Ou em casa...


Desrespeito praticado com palavras, com olhares, com gestos...
Desrespeito praticado por falta de palavras, por falta de um olhar gentil e acolhedor, por falta de um abraço...



Desrespeito,           de Lauro Gueluta







Há os que pregam


Discursos sobre valores perdidos,


Há os que pregam


Pregos nas mãos dos amigos.






- O que houve com o respeito?


Eles gracejam com punho erguido.


- Este homem é ridículo –


Esbravejam, quando um pobre lhe pede abrigo.






No leito dos pregadores


Dormem as riquezas do mundo,


Repousa a hipócrita satisfação


Da aparência de senhores,


Escondendo o espírito imundo.






- O que houve com o respeito?


Murmuram, se lhe negam pedidos


E ordena ao pobre mendigo


Que não seja patético deste jeito.






Os discursos são bonitos,


São perfumados,


Mas escondem os traidores de vidro


Quebrado do interior apodrecido.






Dizem não ter respeito ninguém,


Podem aqueles que pelos outros respeito não têm.














Um comentário:

  1. Velho ... Velho ... os desrespeitos que existem são TANTOS que perco a conta ... e meu é preciso que as pessoas se conscientizem,de sua participação no MUNDO sociedade, quando jogam papel na rua ou até mesmo contra o meio ambiente, lavando a calçada da Rua com mangueira..que criam prejuízos sem par ...

    Cara e digo mais .. heheheh o mau comportamento de pessoa p/ pessoa constitui um desrespeito que se inicia ainda quando criança lá com seus pais que provave não têm educação suficiente para mostrarem aos seus filhos um bom proceder, a prática do respeito mútuo, a ajuda uns para com os outros, e a compreensão que se têm que ter para a união de todos. As brigas no lar são constantes, começa entre os pais que servem de exemplo para os filhos que participam da sua primeira escola em seu aprendizado, pondo em prática, nos seus relacionamentos entre si, e com os colegas de fora de casa...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...